LEGADO

1457715286464

 

Há 2 anos uma parte de mim se foi.
Depois disso, carrego a certeza de que nunca mais serei o mesmo, que nunca mais serei completo. Porém, o que de mim ficou, aprendeu a ser melhor. Foi preciso moldar, modificar, transformar, tudo num exercício diário para suportar sua falta. Cada instante vivido passou a ser mais intenso, marcado pela dor da saudades, pela vontade de viver e pela responsabilidade de ser BELELÉU. Pulei por Beleléu.
Vivi por Beleléu. Ri e chorei por Beleléu. Nasci por Beleléu.
Perdi pra depois achar/ganhar, por Beleléu. Beijei por Beleléu. Amei por Beleléu. Senti por Beleleu. Insisti por Beleléu. Aprimorei por Beleléu
Salvei por Beleléu. Por ele foi, e por ele continuará sendo, sempre, enquanto ele viver dentro de mim!

— João Paulo Nunes Brandão

DOIS ANOS SEM ISRAEL NUNES

Lá se vão dois anos sem a sua presença. Você se enganou redondamente quando disse que seria esquecido em pouco tempo. Acho que não te esqueceremos jamais. Afinal, você faz muita falta. Em todos os dias sua lembrança toma nossos pensamentos. Não existe um só pedaço desta cidade em que não me venha uma recordação de uma conversa, de um ensinamento seu, apesar de sua pouca idade. Nós aprendemos muito com você e seus ensinamentos ainda hoje fazem florescer novas idéias. Não temos a mesma habilidade sua para as realizações, mas devagar vamos construindo a sociedade dos seus sonhos.
Nesse sentido, parcela da sociedade ilheense está apoiando o nome de STELLA para compor chapa majoritária que concorrerá para a chefia do poder executivo municipal. Este é apenas mais um passo para a construção de uma sociedade igualitária e fraterna, como você sempre almejou.
Estaremos assim perpetuando sua luta, ainda que a saudade seja imensa e sua falta sentida em todos momentos.

Carlos MANOEL SILVA

MENSAGEM DO PRIMO

Hoje trago para publicar a mensagem de João Paulo, primo de Israel, publicada no facebook, um ano após o passamento deste.

 

João Paulo Nunes Brandão 

 

Escrevi esse texto há quase um ano no auge da minha dor e até este momento apenas uma pessoa sabia de sua existência. Acredito que hoje, após um ano da sua partida, seja a hora de dividi-lo.

“Sempre achei que as redes sociais não eram o espaço adequado para esse tipo de mensagem. Inclusive achava meio macabro e até falta de sensatez marcar ou publicar algo sobre alguém já falecida. Porém mudei completamente de opinião após ler TODAS publicações e comentários feitas na página de Israel aqui no Facebook e me sentir confortado com tais mensagens.

Para quem não sabe, tive o prazer de dividir a minha casa com Israel durante todo esse ano de 2014 enquanto ele passava pela fase mais crítica de sua doença.
Israel é simplesmente a pessoa mais inteligente que conheci. Um ser inigualável e totalmente incorruptível. O melhor marido/irmão/filho/primo que alguém poderia ter.
Pela sua própria personalidade e até mesmo pela limitação de sua morbidade, Israel passava a maior parte do tempo em casa, assistindo televisão, publicando algo nas redes sociais ou lendo algo. Logo no início do ano, nossas conversas se resumiam às suas peripécias enquanto morava em Ilhéus. Seu olhos brilhavam a cada história que ele me contava sobre seus truques de mágica, suas aulas na faculdade e seus diversos hobbies – era o homem de milhares deles, todos praticados com o maior empenho. Se orgulhava a cada visualização recebida dos seus vídeos postados no Youtube. Todas as noites ao chegar no prédio, enquanto o portão da garagem se abria, era possível ver qual luz da casa estava acessa e então supor o que Israel estava fazendo em sua noite. Se a luz do seu quarto estivesse acessa eu já sabia que naqueles dias ele queria um tempo só para ele, apenas alguns momentos de reflexão ou algumas horas a mais de descanso.
Porém, se a luz da sala estivesse acessa, eu sabia que encontraria ele mais animado provavelmente assistindo algum documentário ou filme de teor histórico ou ambientalista. Era a nossa deixa para iniciar conversas profundas sobre os temas vistos por ele durante o dia. Particularmente o meu tema favorito era História, já que era não só por ser um assunto que eu gosto como também uns do que eu mais poderia contribuir ao nosso bate-papo. É claro que essa minha colaboração ia até aonde a minha memória e conhecimento adquirido no ensino médio permitia. A partir daí eu assistia uma aula comandada por Israel sobre História e qualquer outro assunto que poderia surgir. Não importava o assunto, ele sempre sabia um pouco sobre tudo e tecia comentários no mínimo brilhantes sobre CADA um deles.

Fui a sua cobaia para algumas mágicas que ele pretendia compartilhar em vídeos futuros, fui o primeiro a conhecer seu novo hobbie de robótica- inacabado no fundo do meu guarda-roupa- e até o primeiro a conhecer sua nova arma de ar comprimido enquanto praticávamos tiro-ao-alvo em uma de suas caixas de remédio. Jogamos inúmeras partidas de xadrez, PERDI TODAS. E a cada derrota eu corria para o quarto para estudar jogadas com o objetivo de surpreende-lo em uma próxima chance. Infelizmente eu não tive essa oportunidade.

Até hoje torço para ouvir o canal Discovery Channel enquanto estou no corredor colocando a chave na fechadura, Até hoje ainda olho para a porta do seu quarto esperando que ele saia com aquele jeito desengonçado contando alguma história engraçada que leu no zap-zap.

Aprendi a homenageá-lo a cada dia, e desde a sua ida tomei como objetivo me tornar um profissional tão bom quanto ele era, uma pessoa tão boa quanto ele era. Poderia viver mais 100 anos e não conseguiria, mas vou tentar enquanto a sua memória estiver viva para mim.

Saudades!!

HOJE É DIA 05 DE OUTUBRO DE 2015

Se o criador deste blog estivesse vivo, estaria fazendo completando hoje 34 anos desde o dia do seu nascimento.

Há um ano eu havia decidido dar prosseguimento ao seu blog, seja para fomentar as discussões dos mais diversos assuntos, seja mesmo para manter viva a memória de ISRAEL.

Nesse período imaginei diversos textos que seriam escritos para dar início a essa minha empreitada, mas sempre recuando, com objetivo de trazer texto melhor. Finalmente decidi que por mais que eu tente, jamais conseguirei escrever no mesmo nível do criador deste blog. Cheguei a convidar a mãe dele para também escrever, pessoa de quem, acredito, ele herdou tal habilidade. Continuo aguardando a resposta dela.

Mas, hoje amanheci bastante melancólico, levado mesmo pela saudade deixada, e resolvi iniciar a nova fase deste blog de qualquer jeito. No tranco mesmo.

Assim, coloco à disposição de todos este canal, para que possamos discutir aqui todo e qualquer assunto, especialmente os que tenham por objetivo formar uma sociedade mais justa, humana e solidária, como sempre foi o sonho do criador deste.

Carlos Manoel

O Materialista escatológico

Temo estar ficando um materialista escatológico. Um materialista que acha que o fim, não do mundo, mas da humanidade, está próximo.

Este pensamento pode decorrer do fato de ainda ser jovem e de estar perdendo a noção de historicidade do ser humano. Pode decorrer, e é bem provável que assim seja, de um erro de avaliação grave.

Mas vejamos. A Rússia é pressionada pelos EUA e Europa a deixar de intervir na Ucrânia. Em resposta, diz que pode aumentar o preço da energia na Europa, já que quase todo o gás natural consumido pela UE é de origem russa. Enquanto isso, Eduard Snowden permanece asilado na Rússia.

As duas Coréias vivem um eterno armistício, cuja paz nunca foi declarada.

Israel lança uma ofensiva terrestre sobre a faixa de Gaza com mais de mil mortos, a maioria civis, com crianças entre eles. Veja se isso não pode levar à Terceira Intifada?

A política europeia caminha a passos largos para o fortalecimento cada vez maior de lideranças de extrema direita, que pregam, entre outras coisas, a xenofobia.

A economia mundial está em franca desaceleração, o que significará estagnação e recessão, com todas as consequências sociais, políticas, econômicas e culturais que as crises econômicas geram.

Na África, uma epidemia de ebola, vírus com alta taxa de mortalidade e sem cura, avança desenfreadamente. Ainda não há certeza sobre a capacidade do vírus alastrar-se ou não pelo resto do mundo.

A América Latina continua com suas veias abertas, havendo lampejos de soluções pontuais de problemas pontuais, mas baixo crescimento econômico e alta concentração de renda. O mercado mundial acaba de considerar a Argentina em franco calote.

A queima de combustíveis fósseis, a devastação florestal, a poluição das águas doces e dos mares tem posto em risco o meio ambiente ecologicamente equilibrado, aumentando o nível dos oceanos, ocasionando o efeito estufa e provavelmente contribuindo para agravar desastres naturais, com inundações em áreas com bons índices pluviométricos e ampliando a desertificação.

Isso para não mencionar o uso desenfreado de agrotóxicos e pesticidas (eis que o mundo se dá conta de que as abelhas estão desaparecendo!), a mineração e contaminação dos solos e dos lençois freáticos…

É ou não para se tornar um materialista escatológico?

Se alguém acrescentar que isso é um sinal de que o dia do juízo final está próximo,  adiciono à lista desses indícios o fanatismo religioso, porque tudo isso, como disse no início, é somente um equívoco de avaliação e a perda da noção da historicidade do ser humano…

É aqui que eu desço

Essa superinteração criada pelas redes sociais acabou com o espaço para a reflexão solitária.

Grupos do Whatsapp, do Facebook, a miríade de contatos adicionados aos perfis pessoais como amigos, a necessidade de “curtir”, “compartilhar”, “comentar” o que os outros fazem ou falam suprimiu aqueles momentos em que as pessoas pensam na vida e nas coisas ao seu redor.

Por exemplo: num ônibus, não se vai mais calado, olhando o que acontece e elocubrando algum projeto ou alimentando algum sonho… não. Vai-se armado com um smartphone abelhudando o que se posta nos grupos do Whatsapp, no Facebook, Twitter, Instagram…

E isso pode ser espraiado para toda e qualquer oportunidade que, no passado, significava passar um momento sozinho.

Enquanto defecam nos vasos sanitários, muitos há que defecam simultaneamente nas redes sociais…

Ainda não se sabe que consequências boas ou ruins poderão advir deste novo padrão cultural de comportamento.

Mas que isso já é um fato social relevante e digno de consideração acadêmica mais séria, é.

Um golpe patrocinado pela burguesia

A menos de uma semana dos 50 anos do golpe militar no Brasil, o historiador Renato Afonso conta a real versão de como foi e de onde surgiu a conspiração que deu início à ditadura (1964-1985). 
 

Antes da implantação do regime, foram as reformas de base pretendidas pelo governo João Goulart e a crescente presença popular no cenário político do país que assustaram os setores conservadores da sociedade. O historiador explica que a burguesia temia o movimento. “O golpe veio no sentido de afastar o populismo, reprimindo e impedindo que as conquistas se ampliassem”.
 

O regime não nasceu apenas da mente perversa dos generais, como conta o historiador. “A ditadura militar foi um golpe de classe. Ela nasceu da necessidade da elite brasileira e do capital internacional de ampliação dos lucros. Nesse sentido, a maioria da burguesia participou da conspiração e foi beneficiária dela”.  
 

Tanto que a elite acumulou muito capital durante o período em que os militares estiveram no poder. “Os setores majoritários cresceram com base no arrocho salarial, na concentração de terras e no endividamento do país”.
 

Triste herança 

Sobre as heranças deixadas pela ditadura militar, Renato Afonso fala que até hoje os movimentos sociais sofrem com a truculência dos policiais militares.

“A manutenção da PM como estrutura de Estado, do jeito que está, é uma herança terrível do velho modelo arbitrário do regime e o comportamento atual dos policiais na repressão dos movimentos é um reflexo disso”. Renato Afonso esteve presente ao 3º Fórum do Pensamento Crítico, que continua até hoje.

Suspensão de processo seletivo vai prejudicar atendimento à saúde em Ilhéus

Unidades que estão sendo reformadas ou construídas deverão ter a reabertura adiada e programas importantes de atendimento à população, especialmente ao segmento mais carente, enfrentarão problemas por falta de profissionais

 

A decisão da Terceira Vara da Justiça do Trabalho, de conceder liminar suspendendo a seleção pública simplificada realizada pela Secretaria Municipal de Saúde vai interromper o processo de recuperação do setor em Ilhéus e prejudicar gravemente as famílias mais carentes que dependem do atendimento público, alertou, nesta sexta-feira, dia 28, o titular da pasta, José Antonio Ocké. O secretário de Saúde explicou que o processo de seleção simplificada foi a maneira encontrada pela Prefeitura para substituir profissionais contratados sem concurso e preencher vagas existentes em quase todas as unidades de saúde de Ilhéus, impedindo que postos em fase de reforma e outros que estão sendo construídos fiquem sem funcionar, uma vez que a administração municipal não pode realizar concurso público por estar acima do limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal,  que é de 54% na relação entre despesas com pessoal e as receitas correntes líquidas do município.

A suspensão do processo seletivo, mesmo que de forma liminar, deverá impedir a abertura de unidades de saúde que estão em fase final de reforma e recuperação, nas áreas rural e urbana, irá prejudicar o atendimento de alta e média complexidade, vai paralisar a formação de equipes itinerantes destinadas a atender distritos e vilas onde não há unidades de saúde. E, como lembrou Barbara Christian Magalhães, coordenadora de Atenção Básica da Sesau, ainda vai criar problemas para áreas também muito sensíveis, como o combate à dengue e os programas de vacinação. E acrescenta: “Justamente quando estamos investindo forte na prevenção, para impedir a proliferação de doenças, esses profissionais selecionados irão fazer muita falta e poderemos ter um aumento de casos de dengue, por exemplo”.

SALTO DE QUALIDADE – O secretário Antonio Ocké observou que a suspensão do processo seletivo coloca em risco o projeto da Prefeitura Municipal, por meio da Sesau, de dar um grande salto de qualidade no processo de recuperação da área de saúde do município, neste primeiro semestre de 2014, “com a entrada em funcionamento de diversas unidades, a melhoria nos atendimentos de alta e média complexidade, na ampliação dos serviços para a população da zona rural e a implantação de tecnologias como o sistema de marcação de consultas informatizado”. Incluindo o cadastro de reservas, são cerca de 400 profissionais selecionados, que deveriam começar a ser alocados nos postos de trabalho já a partir do dia 1º de abril.

De imediato, a não substituição de médicos especialistas e clínicos, médicos auditores, médicos reguladores contratados e o preenchimento de vagas existentes pelos profissionais selecionados, acarretará prejuízos para o funcionamento de serviços como o SAMU, os programas Melhor em Casa (atendimento domiciliar) e NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família). Além de adiar a abertura de unidades de saúde que estão sendo reformados ou construídos em locais como Couto, Santo Antonio, Rio de Engenho, Sambaituba, Aritaguá, Inema, Banco do Pedro, Pimenteira, Castelo Novo e Banco Central.

O secretário ainda lembrou que haverá prejuízos para o processo de criação de duas equipes itinerantes (compostas por médicos clínicos e pediatras, odontólogos, enfermeiros, nutricionistas e vacinadores) que atenderão a localidades onde ainda não há unidades de saúde, como é o caso de Urucutuca, Vila Olímpio, Cascalheira, Juerana, Ponta da Tulha, Ponta do Ramo, Vila do Serrado, São José, Carobeira, Búzios, Fazenda Renascer, Santa Maria, Maria Jape, Itariri, Lava-Pés, Riachuelo, Bom Gosto, Lagoa Pequena, Acuípe de Baixo, Ribeira das Pedras e Retiro. E deverá será adiada, por conta da falta de pessoal para o atendimento à população, a entrada em funcionamento de unidades que estão sendo reformadas ou em construção em diversas localidades, a exemplo do Iguape, Banco da Vitória, São Miguel, Olivença, Salobrinho, Avenida Esperança, Almiro Vinhais, Princesa Isabel, Conquista, Condomínio do programa Minha Casa Minha Vida (na BR-415).

Ainda por conta da falta de profissionais, o secretário prevê problemas para o atendimento em programas como o CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), CAPS Infantil e CAPS-AD (Álcool e Drogas), Cemai (Centro Especializado de Saúde da Mulher), CADHI (Cento de Atendimento Especializado a Diabéticos e Hipertensos) e também na Políclínica. “Caso não haja reversão desta decisão, o setor de saúde de Ilhéus sofrerá prejuízos talvez irreparáveis”, advertiu o secretário.

 

Secretaria de Comunicação (Secom)

Ilhéus – 28.03.14

Especialização em Implantodontia se destaca pela boa  ocupação dos profissionais no mercado

Setores públicos e privados são alvos de quem se especializa nessa área da odontologia

 

A Implantodontia é uma especialidade da odontologia que serve para reestruturar os dentes, restabelecendo funções de mastigação e estéticas. Por conta da ausência de um ou mais dentes, são feitos implantes de “pinos” onde depois serão instaladas peças que substituirão a dentição perdida. Esses “pinos” são integrados ao osso, oferecendo um suporte estável para os dentes artificiais.

De acordo com o coordenador do curso de especialização em Implantodontia do Centro de Odontologia Avançada (COA), Dr. Helder Valiense, a área tem obtido um crescimento médio de mais 20% por ano e o profissional bem qualificado tem uma perspectiva de atuar neste segmento. “Com a economia estabilizada e o desenvolvimento de tecnologia nacional de alta qualidade, os custos deste tipo de tratamento reduziram, o que proporciona à população um acesso a este tipo de tratamento”, explica Helder.

A Odontologia passou por um período onde a alternativa mais comum de tratamento era através da extração dos dentes, gerando dessa forma uma grande quantidade de prejuízos aos pacientes, pois os mesmos passavam a perder algumas funções, sem poder ao menos fazer o uso estável das próteses removíveis. “Dessa forma, a Implantodontia surge como uma alternativa segura, eficaz e eficiente para o tratamento das perdas dentais, quer seja ela total, parcial ou mesmo unitária. Sendo o sorriso o cartão de visita do cidadão e o dente um dos principais elementos responsáveis pela nutrição, fonética e estética, esta especialidade vem para contribuir e restabelecer o que foi perdido, devolvendo com segurança e previsibilidade”, destaca Helder.

Se especializar é preciso

Cursos de especialização nessa área são oferecidos para que profissionais possam preencher uma lacuna presente no mercado de trabalho e suas exigências, tanto no campo nacional, como no regional e local, onde existe a necessidade de qualificação para atuação na área e atendimento às demandas em Implantodontia.

No Centro de Odontologia Avançada, em Ilhéus, há a oferta do curso de especialização em Implantodontia, que preza pelo melhor preparo aos profissionais. Para maiores informações, os interessados podem acessar o site: www.abo-ilheuscoa.com.br ou entrar em contato através dos números (73) 3221-7664/ (73) 8801-0795.

Novos ônibus escolares aguardam regularização do Detran em Ilhéus

A previsão da Secretaria de Educação de Ilhéus é que até o início das aulas, no próximo dia 14 de abril, os novos ônibus já estarão em circulação. No momento, os veículos aguardam o fim do processo de vistoria e emplacamento pelo Detran.

 

A Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc) recebeu na última segunda-feira, 24, quatro ônibus escolares novos para completar a frota de 16 veículos que estarão farão o transporte dos alunos dos distritos, vilas e povoados no ano letivo de 2014. Segundo a secretária de Educação Marlúcia Rocha, no momento os ônibus aguardam regularização junto ao Departamento de Transito (Detran) para circular.

Marlúcia Rocha explica que os ônibus estão estacionados no Estádio Mário Pessoa, aguardando vistoria, emplacamento e liberação do Detran. “É um processo um pouco longo, mas até 14 de abril, dia do início das aulas,  todos já estarão em ação”, assegura a secretária, acrescentando que o processo de regularização inclui o pedido do seguro dos veículos.

Além do aumento da frota de veículos para o atendimento dos alunos da rede municipal, a Seduc investiu também na aquisição de equipamentos e móveis para melhorar a infraestrutura das escolas. Já foram repassadas as 55 escolas municipais 1.276 novas carteiras, 65 armários, 200 conjuntos de jogos infantis, seis bebedouros grandes, 15 fogões, 307 ventiladores e 51 liquidificadores.

Reforma – Os investimentos da Seduc incluem também obras de reforma de algumas unidades. Segundo Marlúcia Rocha, já foram concluídos os serviços de melhoria das escolas municipais Heitor Dias, Perpétua Marques e Escola Municipal do Pontal.  “A expectativa é que todas as unidades estejam prontas até o início das aulas, com exceção apenas da Escola Pequeno Príncipe, que será entregue no aniversário da cidade”, ressalva.

A secretária ressalta há previsão do aumento significativo no número de alunos na rede municipal de ensino este ano, em razão da solução dos problemas encontrados no ano letivo de 2013, como dificuldades para regularizar a merenda escolar, a carência de ônibus para o transporte escolar e os problemas enfrentados em muitas unidades. “Para 2014, o calendário escolar já está pronto, a merenda escolar está regularizada e os ônibus aguardando apenas a regularização”, enfatiza a secretária.

 

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Ilhéus – 28.03.2014

Diversas obras beneficiam morros de Ilhéus

As melhorias físicas nos altos da cidade incluíram obras de contenção de encostas, revitalização de drenagem pluvial e construção e recuperação de rampas, passeios e escadarias.

 

Uma série de obras e serviços vem sendo executados nos morros de Ilhéus, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. Sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o trabalho é executado pela Empresa Montanha Aluguel de Máquinas e Equipamentos de Construção Ltda. As intervenções, que são realizadas com recursos próprios de cerca de 3 milhões e 700 mil reais, também incluem a manutenção das vias públicas da cidade, com a recuperação de drenagem pluvial e posterior recomposição da pavimentação.

De acordo com o superintendente de Obras da Sedur, Ednaldo Azevedo, o trabalho já foi concluído nos altos do Cacau e da Esperança. “Nessas localidades, as melhorias físicas envolveram obras de contenção de encostas, revitalização de drenagem pluvial e construção e recuperação de rampas, passeios e escadarias”, informa. Segundo ele, intervenções semelhantes já foram iniciadas em mais três altos da cidade: Carilos, Carvalho e Soledade.

Ednaldo Azevedo chama atenção para o fato de que várias ruas e avenidas do município vêm sendo favorecidas com o trabalho de manutenção. “Esta é uma ação de grande importância para o bem estar das comunidades, uma vez que a recuperação das redes de drenagem pluvial evita uma série de problemas”, enfatiza. “Entre os logradouros beneficiados, estão vários caminhos do Hernani Sá, a Rua Veloza de Baixo e a Rua Santa Luzia, no Iguape”, completa. 

Moradora há mais de 30 anos do Alto do Cacau, Loeide Cristina Santos elogiou a execução das obras. “Aqui, antes da construção dessa escadaria, era lama pura. Em dias de chuva forte, por exemplo, ninguém conseguia transitar”, reconheceu. José Henrique Santos, que reside há 42 anos no alto da Esperança, disse que as intervenções promovidas pela Prefeitura de Ilhéus já estão melhorando bastante o dia a dia da comunidade. “São obras que nos oferecem um pouco mais de dignidade”, comemorou.

Outros recursos – No que se refere a novos investimentos, o prefeito Jabes Ribeiro declarou recentemente que já estão alocados no Ministério das Cidades recursos de R$ 19 milhões para o retorno do Projeto Viva o Morro. O chefe do Executivo ilheense também cita a existência de outros R$ 29 milhões que deverão ser aplicados na recuperação dos locais afetados pelas chuvas de novembro do ano passado. A liberação desta verba, informa Ednaldo Azevedo, espera parecer técnico do Ministério da Integração Nacional.

 

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Ilhéus – 28.03.2014

Braskem desenvolve nova resina para tubos e adutoras

Empresa investiu cerca de R$ 16 milhões no desenvolvimento do projeto
 
São Paulo, 27 de março de 2014 – Atenta à retomada do planejamento e execução das grandes obras de infraestrutura vinculadas ao PAC2 – Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal, a Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, desenvolveu uma nova resina de polietileno destinada para tubos e adutoras no seu Centro de Tecnologia e Inovação, em Triunfo (RS). No total, foram investidos R$ 16 milhão nos ensaios, nas plantas-piloto da empresa e na adequação da planta industrial para o início da produção. O novo sistema empregado no processo conferiu ao produto uma performance superior, com uma durabilidade calculada de 100 anos em tubos de pressão, contra 50 anos da resina utilizada anteriormente.
 
As melhorias das propriedades mecânicas – creep (deformação a frio sobre tensão), resistência ao impacto e à propagação rápida de rasgo – garantiram à nova resina o atendimento de todas as normas vigentes utilizadas no segmento (ISO, DIN, EN e NBR). “Além do PAC2, a crescente demanda por esse tipo específico de resina está também vinculada ao programa do governo federal Saneamento para Todos, que tem o objetivo de promover a melhoria das condições de saúde da população por meio da redução dos déficits nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, afirma Marcos Celestino, engenheiro de aplicação da Braskem.
 
Entre as principais utilizações da resina, estão os tubos para rede de distribuição de água e gás natural, transporte de polpa de minério, de petróleo, redes de esgoto e adutoras. Além das companhias de saneamento e abastecimento de água (Sabesp, em SP, DMAE, no RS, e Copasa, em MG), empresas como Vale, Petrobras e Odebrecht estão entre os usuários finais dos materiais. Os principais clientes da Braskem que utilizam a resina para fabricação dos tubos são Tigre, FGS, Kanaflex, Majestic e Polierg.
 

Sobre a Braskem

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

 

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:

CDN Comunicação Corporativa

Thais Corrêa – (11) 3643-2914 – thais.correa@cdn.com.br

Vilma Balint – (11) 3643-2837 – vilma.balint@cdn.com.br

Priscila Ventura – (11) 3643-2744 – priscila.ventura@cdn.com.br

Ingrid Bico – (11) 3643-2950 – ingrid.bico@cdn.com.br

Ana Paiva – (11) 3643-2943 – ana.paiva@cdn.com.br

Agência de Textos Comunicação Corporativa

Rafael Veloso – (71) 3271-7171 – 9994-2490 – rveloso@agenciadetextos.com.br

Hetth Carvalho – (71) 3271-7171 – 9918-9638 – hetth@agenciadetextos.com.br

Suely Temporal – (71) 3271-7171 – 9918-9633 – suely@agenciadetextos.com.br

Itabuna: Prefeitura beneficia diversos bairros com requalificação de vias

Em continuidade ao Programa Permanente de Recuperação e Manutenção de Vias a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Itabuna (Sedur) está realizando recuperação asfáltica nos bairros São Pedro, Santo Antônio e São Caetano. No São Pedro a recuperação da pavimentação continua em diversas vias, entre elas a Avenida Pedro Jorge e transversais que oferecem acesso à praça do bairro.

Já no Santo Antônio o serviço está sendo feito na Rua Vitor Batista e no São Caetano, nesta sexta-feira, a equipe da Sedur deve concluir o trabalho de recuperação na Rua São Jorge. Em seguida o serviço começa na Rua Cosme e Damião.

As equipes da Prefeitura de Itabuna também realizam a terraplenagem para regularização de ruas do bairro São Judas, limpeza do canal do bairro Nova Itabuna e nivelamento da área onde será construída a Estação de Tratamento de Esgoto do Bairro Nova Califórnia.

Para os serviços, além de homens e máquinas da Prefeitura, também estão sendo utilizados os novos caminhões trucks, adquiridos com recursos próprios do Município, num investimento de R$ 580 mil. Há ainda a previsão de que em até 15 dias sejam entregues mais duas caçambas completando o valor de R$ 1,16 milhão investido na renovação da frota de patrulha mecânica. Em junho do ano passado a Prefeitura iniciou a renovação ao adquirir oito máquinas com recursos próprios do Município.

_______________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria de Comunicação Social
Texto: Naudielle Silva

Disciplina dentro e fora da sala de aula traz melhores resultados na hora da aprendizagem

A relação entre professor e aluno deve se basear em respeito mútuo para alcançar a disciplina adequada

 

Dentro da sala de aula, os laços entre professor e aluno deve se basear numa delimitação respeitosa entre ambas as partes. No entanto, a disciplina é um dos fatores primordiais para que essa relação ocorra dentro de limites estabelecidos, com o objetivo de manter o foco do aluno durante o processo de aprendizagem, seja dentro da escola ou em casa, para que se possua êxito na hora de obter conhecimento.

 

É necessário, então, compreender que disciplina não é o mesmo que rigidez forçada, já que dessa forma existe a possibilidade de não haver o sucesso no final. De acordo com Eliana Moscardini, gestora do Colégio Decisão Anglo, em Itabuna, a disciplina é quando o aluno tem que obedecer as regras determinadas pela escola. “Isso às vezes é muito difícil, pois alguns alunos não têm limites impostos dentro de casa. Por isso, nós temos que trabalhar com a psicóloga em casos específicos de alunos que possuem dificuldades de obedecer às regras. Nesses casos, são feitos trabalhos com o aluno e com a família”, destaca a gestora.

 

É importante ensinar ao aluno que tudo que for apresentado em sala de aula deve ser revisado em casa, para haver uma fixação maior do conteúdo, sempre destacando dúvidas para que possam ser esclarecidas depois na sala. Eliana ainda revela que o método de ensino no Anglo é “aula dada, aula estudada hoje”, pois o conhecimento adquirido será mais compreendido pela criança. “Quando a criança apresenta uma dificuldade maior, fazemos um trabalho com os pais envolvendo a nossa equipe de pedagogos, professores e psicólogos, para que o aluno adquira um ritmo de estudo adequado e que ele tenha um bom desempenho nas atividades diárias e nas avaliações”, conta.

 

Disciplina refletida em bom desempenho escolar

 

Quando um aluno possui uma boa disciplina, dentro e fora da escola, sabendo organizar seu tempo para estudar e responder as tarefas, acontece naturalmente uma melhoria do desempenho escolar. Por ser tão positiva, a disciplina não se restringe tão somente aos estudos, estando presente por toda a caminhada do indivíduo.

 

Um bom exemplo da importância da disciplina é o último resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “O ranking das 10 escolas melhores colocadas no ENEM indicam que a disciplina é uma característica em comum. Portanto, as instituições de ensino que investem e mantém um bom programa de disciplina dos estudos possuem maiores chances de conseguir boas colocações dos alunos na hora da prova”destaca Eliana. E finaliza: “o aluno para se sair bem no ENEM tem que estudar todos os dias. E isso passa pela disciplina e condicionamento pelos estudos e pelo bom comportamento dentro e fora de sala de aula”.

 

Quaisquer dúvidas estamos à disposição.

 

Atenciosamente,

MSV Soluções em Comunicação Ltda.

Av Juca Leão, 65, centro, Itabuna – BA

(73) 3041-3062

www.marketingsocialviral.com.br

@msvcomunica

Salvador Shopping realiza ações para conscientizar o público sobre a Hora do Planeta

Salvador Shopping realiza ações para conscientizar o público sobre a Hora do Planeta
 
Amanhã (29/03), às 20h30, será realizado a Hora do Planeta, movimento que visa reduzir o consumo de energia por uma hora como forma de reflexão sobre o uso dos recursos naturais e contribuir para a questão do aquecimento global. Engajado nesta campanha, o Salvador Shopping vai desligar a iluminação da sua fachada, medida que vai reduzir o consumo de energia em 24,7KW/h. A ação reforça as usuais medidas de redução de consumo dos recursos naturais já adotadas pelo centro de compras.
 
Como forma de divulgar o movimento, o Salvador Shopping preparou um vídeo especial com o humorista baiano Pisit Mota. Conhecido no cenário nacional pelos vídeos postados no canal da + 1 filmes, que possui mais de cinco milhões de visualizações no Youtube, o comediante faz referência aos conteúdos compartilhados nos grupos do WhatsApp. De forma bem humorada, o ator transmite na sua mensagem a preocupação com o movimento. “Percebemos a força e a velocidade com que o conteúdo humorístico é compartilhado nesse aplicativo. Por isso, apostamos na utilização do WhatsApp  como uma boa ferramenta para atingir o nosso público e sair do lugar comum”, afirma Karina Dourado, gerente de marketing do Salvador Shopping.
 
Hora do Planeta
A hora do planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é um ato simbólico promovido no mundo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando luzes durante uma hora. A WWF-Brasil é uma ONG que auxilia na busca por soluções para reduzir o impacto das empresas e do consumo de uma forma geral sobre o meio ambiente. Mais informações http://www.wwf.org.br/.
 
FICHA TÉCNICA
Hora do Planeta | Salvador Shopping
Produção: Nuve Agência Interativa
Atendimento: Rebecca Lyrio
Direção e Roteiro: Danilo Pestana
Edição: Jefté Rodrigues
Ator: Pisit Mota
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=is-cqrUwLE4

Estradas de Banco Central, Inema e Pimenteira estão sendo recuperadas

 A pedido do prefeito Jabes Ribeiro, o Derba deslocou patrulhas mecânicas para recuperar o trecho entre as BR-101 e Banco Centro e também entre União Queimada, Inema e Pimenteira. As duas estradas são estaduais, mas o trabalho será supervisionado pela Gerencia de Ações Regionais da Prefeitura de Ilhéus.

 

O Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) já iniciou o serviço de recuperação da estrada que liga a BR-101 ao distrito de Banco Central, que tem cerca de 16 quilômetros de extensão, e deve começar, até este fim de semana, trabalho semelhante no trecho entre União Queimada (Itajuípe), Inema e Pimenteira. Numa extensão de 25 quilômetros. Os serviços, que foram solicitados pelo prefeito Jabes Ribeiro ao diretor do Derba, Saulo Pontes, estão sendo supervisionados diretamente pelo coordenador da Gerência de Ações Regionais da Prefeitura de Ilhéus, José Victor Pessoa, devido à importância dos mesmos para a população ilheense.

No encontro com o diretor geral do Derba, o prefeito Jabes Ribeiro obteve do mesmo o apoio para a recuperação das duas estradas e se comprometeu a dar o apoio logígistico aos trabalhos, mesmo sendo ambas as vias estaduais. “O pedido do prefeito, que teve uma resposta muito positiva do Derba,  permitirá também que possamos intensificar o trabalho de recuperação das estradas vicinais e de algumas ruas de distritos, vilas e povoados de Ilhéus que necessitam de manutenção”, disse José Victor Pessoa.

Ponta do Ramo – Mesmo com as chuvas dos últimos dias, a Prefeitura de Ilhéus, através da Gerência de Ações Regionais, conseguiu realizar melhorias na estrada vicinal da vila de Ponta do Ramo, situada na zona norte do município. Na semana passada, três ruas da localidade, que se encontravam intrafegáveis e dificultando a passagem regular de veículos, foram recuperadas.

O titular da Gerência de Ações Regionais, José Victor Pessoa, informou que em paralelo a esta ação, também deslocou, na última terça-feira, dia 25, homens e máquinas para executar a manutenção do acesso ao aterro sanitário de Ilhéus, situado na vila de Itariri, numa ação emergencial, para permitir o tráfego dos veículos que transportam lixo até o aterro sanitário “Embora as chuvas tenham prejudicado um pouco este serviço emergencial, assumimos o compromisso e concluímos os serviços assim que o mau tempo passou”, ressaltou.

 

Secretaria de Comunicação (Secom)

Top of Mind premia as marcas mais lembradas pelos consumidores baianos

O 19º Top Of Mind irá premiar as marcas mais lembradas pelos consumidores baianos no ano de 2013, na próxima quarta-feira, dia 02 de abril, às 19h, no Hotel Matiz, no bairro do Stiep. O evento é promovido pela Marketing Consultoria, Ideias e Resultados e têm o patrocínio do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado da Bahia (SEPEX-BA), Jornal A Tarde e TV Aratu.

Serão contempladas as 40 empresas mais lembradas pelo público consumidor do mercado soteropolitano nas categorias: Serviços, Varejo, Entretenimento, Lazer e Alimentação, Produtos Industriais, Automotivos e Educação e Saúde. As Agências de Propaganda das empresas premiadas também são certificadas. Os ganhadores foram escolhidos através de 1.250 entrevistas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Painel Brasil, com homens e mulheres, maiores de idade e pertencentes a todas as classes socioeconômicas.

Ainda durante o evento, os vencedores receberão cartilhas informativas do Sinapro-Bahia e uma edição do Guia da Melhor Prática, revista impressa pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) e Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

Ilhéus comemora o Dia Mundial do Teatro

Além de divulgar os inúmeros projetos da área, a celebração, neste 27 de Março, também nasceu com a proposta de aproximar a arte teatral do povo. Em Ilhéus, as atividades vão acontecer até o próximo sábado, dia 29

 

A Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus (Secult) divulgou uma programação para comemorar o Dia Mundial do Teatro, celebrado em todo o planeta neste dia 27 de Março. Inserida no calendário internacional em 1962 pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a data marca a realização de eventos em diversas partes do mundo, como espetáculos gratuitos e homenagens a obras e artistas teatrais.

Em Ilhéus, as atividades serão promovidas pela Secult, em parceria com o Teatro Popular do Município e o Oco Teatro Laboratório de Salvador. “Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão. Em função dessa realidade, além de homenageá-lo como uma arte milenar, o dia 27 de Março também tem a proposta de divulgar a cultura dos diferentes povos da Terra”, opina o secretário municipal de Cultura de Ilhéus, Paulo Atto.

De acordo com a programação elaborada, a Sala Fernando Leite Mendes, na Secretaria de Cultura, situada na Rua Jorge Amado, Centro de Ilhéus, sediará, a partir das 18 horas desta quinta-feira (27), com entrada franca, um grande debate sobre o Teatro de Grupo e Dramaturgia. O evento terá como convidado especial o diretor artístico do Oco Teatro Laboratório, Luis Alberto Alonso Aude, e como mediadores, o secretário de Cultura, Paulo Atto, e o diretor do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo Lisboa.

Na sexta-feira, dia 28, a programação contempla o espetáculo “Teodorico Majestade”, produzido pelo Teatro Popular de Ilhéus (TPI). Escrito em cordel e com estética inspirada na xilogravura e no cancioneiro nordestino, a peça mostra o lado ridículo da política corrupta e incentiva o povo a cobrar dos representantes eleitos uma atuação íntegra. Escrito e dirigido por Romualdo Lisboa, o espetáculo será encenado na tenda do TPI, na Avenida Soares Lopes, a partir das 20 horas, com preço promocional de 2 reais.

Diálogo – Concluindo a programação definida para comemorar o Dia Mundial do Teatro em Ilhéus, no sábado, dia 29, a partir das 20 horas, o público regional poderá conferir a Aula-Espetáculo “Trançados de Memória de uma Atriz-Brincante”. Com atuação e concepção de Flávia Gaudêncio, o trabalho também será apresentado na tenda do TPI com preços promocionais de 2 reais. O espetáculo revela os caminhos percorridos pela atriz e pesquisadora Flávia Gaudêncio no que diz respeito ao diálogo travado entre o teatro e a cultura popular, com ênfase para o  “Cavalo Marinho”, manifestação da Zona da Mata Norte de Pernambuco. O trabalho conta, ainda, com direção e iluminação    de Érico José e figurino e adereços de Tarcísio Almeida.

Além de estimular o fortalecimento da arte em todas as suas vertentes, o prefeito Jabes Ribeiro promoveu durante o seu primeiro mandato (83-88) a reconstrução do Teatro Municipal de Ilhéus, até hoje um dos mais tradicionais do interior do Nordeste. O espaço, que futuramente será beneficiado com uma nova reforma, foi reinaugurado em 1986 com a apresentação do Grupo de Balé Corpo, de Belo Horizonte. Por lá, passaram espetáculos variados de dança, música e humor, além de inúmeros projetos de origem cultural e artística. No palco do TMI, já atuaram artistas consagrados, como Vera Fischer, Perry Sales, Raul Cortez, Patrícia Pillar, Edson Celulari, Mauro Mendonça, Roberto Pirillo, Chico Anysio, Juca Chaves e Benvindo Sequeira, entre tantos outros.

 

Secretaria de Comunicação Social – Secom

Governo vai lançar aplicativo para consumidores avaliarem supermercados

RIO – Até o fim deste primeiro semestre o consumidor poderá baixar em seu smartphone um aplicativo para avaliar a qualidade do serviço prestado por comércios e prestadores de serviços em todo país. As avaliações feitas por meio do app, desenvolvido numa parceria entre o Inmetro e a Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), vão gerar posteriormente um selo de qualidade para os estabelecimentos, conta o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro. A iniciativa, que tem como objetivo reconhecer boas práticas, integra o Programa de Excelência em Serviços (Servir) e vai ser aplicada primeiramente ao setor de supermercados.

 

– O objetivo é proporcionar bem-estar aos consumidores, que poderão contribuir com opinião e por meio do selo ter um parâmetro de comparação entre os estabelecimentos para fazer a melhor escolha. Vamos dar reconhecimento aos estabelecimentos que adotarem as melhores práticas – explica Ribeiro.

No caso dos supermercados, o cliente poderá dar notas que vão de A, maior valor, a E, menor valor, a cinco quesitos: acessibilidade (questões arquitetônicas e estruturais ligadas ao conforto do consumidor, adaptação a portadores de necessidades especiais, existência de escadas rolantes, entre outros), atendimento (cordialidade, atenção, prestação de informações), rapidez (como lida com redução de filas, por exemplo), instalações (se a disposição e informações facilitam a busca de mercadorias) e variedade (quantidade e marcas suficientes de produtos).

Os demais segmentos do setor, como agências de viagens, transporte por táxis, hotelaria e salões de beleza, passarão a ser avaliados em fases seguintes do Servir, e terão critérios específicos. De acordo com o presidente em exercício do Inmetro, Oscar Ascerald, optou-se por iniciar o programa pelo setor de supermercados porque ele faz parte do dia a dia do consumidor:

– É um segmento facilmente assimilado e frequentado com assiduidade.
Segundo Ascerald, ainda não foi definida a metodologia e estabelecido prazo para a concessão do selo aos estabelecimentos. No entanto, explicou que os supermercados receberão relatórios do Inmetro com os resultados da avaliação feita pelos consumidores para que possam aprimorar o atendimento. Disse, ainda, que o programa vai dar divulgação aos estabelecimentos que tiverem as melhores médias de notas.

Na análise do vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Marcio Milan, o programa trará benefícios tanto para os consumidores quanto para as empresas:

– Vamos ter um feedback direto dos nossos clientes, identificar onde estão as oportunidades de ganhar mercado, e eles poderão enxergar mais facilmente quais são as redes focadas em oferecer um melhor atendimento. O fato de o programa ser destinado a dar visibilidade às melhores práticas nos trouxe segurança, e por isso resolvemos aceitar o convite do governo.
Avaliadores terão de passar por capacitação

Para se tornar um avaliador, o consumidor terá de se inscrever e passar por uma capacitação on-line de cerca de 1h30 que será promovida pelo Inmetro. Para o presidente em exercício do instituto, este é o grande diferencial do Servir, com relação a outros programas de avaliação. Os voluntários farão um curso para se habilitar à condição de avaliador do programa. Nele, o consumidor responderá um questionário e vai ser orientado sobre o que deve ser observado ao dar notas aos estabelecimentos.

– A capacitação tem o objetivo de levar o consumidor a refletir sobre seu papel como cidadão, a adotar um comportamento ético e impessoal durante a avaliação. Ele terá de demonstrar que é observador e perceptivo e que tem determinação para chegar ao final da avaliação – explica Renata Bondim, chefe do Centro de Informação e Capacitação em Metrologia e Avaliação da conformidade (Cicma) do instituto.

De acordo com o secretário Ribeiro, a criação do programa é fruto de uma maior preocupação dos dois órgãos que, diante do crescimento expressivo da massa de consumidores no país, entendem ser cada vez mais urgente a valorização das relações de consumo:

– Não só pela ótica da proteção do consumidor, como também pela indução do setor produtivo na adoção de medidas que fortaleçam a confiabilidade, qualidade e a segurança nas relações com os consumidores.

Ribeiro acredita que a avaliação incentivará os estabelecimentos comerciais a buscar constantemente a excelência no atendimento ao consumidor.

Até o próximo dia 5, toda a sociedade pode contribuir por meio de consulta pública com sugestões e críticas sobre o programa, proposto na Portaria Inmetro nº 112, de 14/3/2014. O texto está disponível no endereço www.inmetro.gov.br. Sugestões e críticas podem ser enviadas no formato da planilha modelo, disponível na página www.inmetro.gov.br/legislacao/, para o e-mail diape@inmetro.gov.br.
Entenda mais sobre o Servir

– Qualquer consumidor pode participar, desde que se submeta ao treinamento que será oferecido pelo Inmetro e MDIC;

– O consumidor credenciado entrará no supermercado e indicará o endereço do estabelecimento no seu smartphone. A partir daí, poderá avaliar cada item, detalhando seus atributos;

– A avaliação do estabelecimento estará disponível. Basta que o usuário faça uma busca no aplicativo;

– Os estabelecimentos são avaliados em uma escala que vai de A a E, onde E é o menor valor.

Fonte: O Globo – Online

Ilhéus: Prazo para contribuinte pagar IPTU com 20% de desconto termina na próxima segunda-feira

Uma equipe de fiscais e auxiliares já concluiu a distribuição dos carnês do IPTU em vários bairro da cidade. Mas o documento de arrecadação também pode ser obtido através da internet.

 

Termina na próxima segunda-feira, dia 31 de março, o prazo para o contribuinte pagar em cota única o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2014 com desconto de 20%. Quem ainda não recebeu o carnê de pagamento pode acessar a página da Prefeitura de Ilhéus na Internet (www.ilheus.ba.gov.br) com o objetivo de imprimir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM). O mesmo documento, que pode ser pago em qualquer agência da rede bancária ou correspondente lotérico, também pode ser retirado no Setor de Tributos, localizado no andar térreo do Palácio Paranaguá, centro da cidade, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas.

O secretário da Fazenda (Sefaz) da Prefeitura de Ilhéus, Raimundo Ferreira, informa que a distribuição dos 23 mil carnês de pagamento do IPTU 2014 encontra-se em ritmo acelerado. Segundo ele, a distribuição já foi concluída no Centro e nos bairros Pontal, São Francisco, Avenida Itabuna, Alto da Conquista, Condomínio Morada do Bosque, Malhado, Jardim Savóia, Barra e Iguape, além dos imóveis situados nas proximidades da Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR 415). Formada por 18 pessoas, a equipe de distribuição dos carnês do IPTU 2014 reúne fiscais de tributos da Prefeitura Municipal de Ilhéus e estagiários do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia).

Em 2014, mais uma vez, o ilheense conta com o maior desconto oferecido no Sul da Bahia para a quitação, em cota única, do IPTU. Além do abatimento de 20% para quem pagar o tributo até o dia 31 de março, o contribuinte que optar em pagar o imposto até 14 de abril contará com um abatimento de 15%. Já aqueles que deixarem o pagamento para 30 de abril terão um desconto de 10%. Fernando Fernandes Filho, gerente de Administração Tributária da Sefaz, lembra que o adimplemento também pode ser feito em até oito vezes. “Nesse caso, é importante reiterar que as prestações vencerão sempre no dia 5 de cada mês e que o parcelamento só acontecerá se as respectivas prestações obedecerem ao valor mínimo definido na atual legislação”, destaca.

Sanções – O secretário da Fazenda da Prefeitura de Ilhéus, Raimundo Ferreira de Souza, alerta que este ano, além da execução fiscal, o contribuinte que não pagar o IPTU ficará sujeito ao protesto da dívida, podendo ser inscrito no Serasa e, consequentemente, ter o nome negativado nas diversas instituições financeiras. Ferreira observa que a adoção do protesto extrajudicial dos inadimplentes do IPTU encontra-se amparada pelo Decreto 101, de 2013. 

Ao destacar a importância do pagamento do IPTU, Ferreira de Souza chama atenção para o fato de que a alta inadimplência dificulta a execução de uma série de projetos importantes para a população. “Com o pagamento do IPTU, além de evitar problemas como a execução fiscal e a inclusão de seu nome no Serasa, o adimplente tem a oportunidade de contribuir para que a Prefeitura consiga implementar as obras e serviços que a comunidade espera”, completa o secretário da Fazenda.

IPTU – O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um tributo instituído pela Constituição Federal de 1988, sendo cobrado sobre a propriedade localizada em zona urbana ou extensão urbana. Os contribuintes do imposto são as pessoas físicas ou jurídicas que, por justo título, mantêm a posse do imóvel. O IPTU possui um papel de grande destaque entre as fontes arrecadatórias municipais, figurando, em muitas oportunidades, como a principal origem das verbas em cidades consideradas médias, nas quais impostos como o ISS (Imposto Sobre Serviços), outro tributo municipal de grande importância, possuem uma base menor de contribuintes.

 

Secretaria de Comunicação Social – Secom

Ilhéus, 26.03.14

Farmácia Bompreço garante anticoncepcional a preço de fábrica por um ano

Em homenagem ao mês das mulheres, as Farmácias Bompreço estão com uma ação especial. Até 31 de março, toda a linha de anticoncepcionais estará a preço de fábrica nas unidades e o cliente, guardando o cupom fiscal e apresentando nas próximas compras, vai garantir o mesmo preço até 2015 (até 28 de fevereiro de 2015). A ação é válida apenas para o mesmo item comprado neste mês. Os preços dos medicamentos são controlados e reajustados anualmente, a partir de 01 de abril. Com esta ação da Farmácia Bompreço o reajuste do preço dos anticoncepcionais não será repassado para os clientes que realizarem sua compra em março e guardarem o cupom. Os anticoncepcionais são medicamentos vendidos com prescrição médica (RX) e representam 10% do total das vendas de todos os medicamentos prescritos nas unidades da rede.

Itabuna: Prefeitura conclui reforma na Flávio Simões e inicia ampliação da Escola Sementeira

Dando sequência às intervenções para a melhoria das unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino, a Prefeitura de Itabuna está concluindo nesta semana a reforma da Escola Flávio Simões Costa, no Califórnia, e iniciou as obras de ampliação da Escola Sementeira (antiga Norma Vídero), no bairro de Fátima. As ações fazem parte do programa de melhoria e requalificação da infraestrutura educacional que a Secretaria da Educação (SEC) vem priorizando desde o ano passado.
            Na Escola Flávio Simões, as obras incluíram o saneamento de uma área interna e a implantação de uma moderna praça de convivência; revisão das redes elétrica e hidráulica; reparos na infraestrutura física, incluindo  telhado e piso, reforma de sanitários; construção de passeios e rampas de acesso, além da pintura interna e externa. Já na Escola Sementeira, estão sendo construídas quatro novas salas de aula, área de recreação, sanitários e refeitório.
            De acordo com a diretora da Escola Flávio Simões, Rivanilde Dias Ribeiro, a unidade escolar atende atualmente 1.127 alunos nos Ciclos da Infância e da Adolescência, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Atuando na escola há mais de uma década, a diretora ressalta que nunca presenciou uma intervenção tão significativa como a que está sendo realizada pela atual administração municipal.
            Ela lembra que a escola foi construída num terreno alagadiço de um antigo brejo. Por conta disto enfrentava uma série de problemas, inclusive com um esgoto correndo a céu aberto e alagamentos em tempo de chuvas. “Agora esta área foi toda saneada. No local construímos uma bonita área de convivência que será muito útil para a recreação e a socialização dos alunos. Podemos dizer que a escola está saindo de uma situação que era deprimente para vivenciar uma nova realidade, digna de um espaço educacional”, argumenta.
            Quem também comemora as intervenções feitas pela Prefeitura é a professora Marize Batista, diretora da Escola Sementeira. Segundo ela, com a construção das quatro novas salas de aula, a unidade escolar terá capacidade para atender mais 120 alunos no Ciclo da Infância e da Pré-Adolescência com toda dignidade que necessária para o funcionamento de uma escola.
            Marize destaca que, atualmente, a Escola Sementeira, que passou por uma ampla reforma em 2013, atende 127 alunos. “Com a ampliação, poderemos acolher os alunos que estão alocados em espaços alugados pela Prefeitura, que funcionam como salas de aula, muitas vezes, de maneira improvisada”, disse a diretora.
            Além da Escola Flávio Simões, a Prefeitura também investiu na reforma das creches Santa Maria Goretti e Pequeno Aprendiz; Escola Raimunda Oliveira, Grupo Escolar José Oduque Teixeira, além da ampliação do Grupo Escolar Everaldo Cardoso e da Escola Maria Creuza, com a construção de novas salas de aula, refeitórios e sanitários.
_______________
Prefeitura Municipal de Itabuna
Secretaria de Comunicação Social
Texto: Erivaldo Bomfim

Campanha Sou Parceiro do TPI mostra como doar e receber restituição no IR

O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) lança a campanha Sou Parceiro a fim de atrair doações e patrocínios para a manutenção do grupo e do espaço cultural, Tenda TPI. O objetivo é atrair pessoas físicas que optam pelo modelo completo da declaração do Imposto de Renda (IR). Elas podem aplicar até 6% do valor pago e recebê-lo, integralmente, na próxima declaração. No caso de pessoa jurídica, se a empresa for tributada em lucro real, o limite do percentual é de 4% do imposto devido e o investimento pode ser abatido ou deduzido.

            A campanha do TPI foi aprovada pela Secretaria de Fomento à Cultura do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 1,9 milhão para dinamização do grupo, apresentações de cinco espetáculos do seu repertório em Ilhéus; remontagem, ensaios abertos e apresentação de A estória engraça e singela de Fuscão – o quase capão – e o cabo eleitoral, de Équio Reis;  Turnê da ópera afro-rock 1789 em Salvador e no Rio de Janeiro; além de cursos e oficinas. Ao todo, serão 66 apresentações para um público estimado de mais de 13 mil pessoas.

O grupo tem até o dia 31 de dezembro deste ano para captar os recursos autorizados pelo Ministério da Cultura. A doação ou patrocínio será aplicada diretamente no projeto do Teatro Popular de Ilhéus e não representa nenhum custo para o doador ou empresa. “Qualquer valor pode ser depositado. A pessoa escolhe o destino do seu imposto e ainda colabora com a cultura brasileira”, declarou o diretor artístico Romualdo Lisboa.

Os interessados em investir no TPI devem efetuar depósito identificado com o valor desejado na conta bancária do projeto, aberta e supervisionada pelo Ministério da Cultura. Após o depósito, será emitido e enviado recibo ao patrocinador, que será o comprovante para efetuação da renúncia ?scal. O ressarcimento do patrocínio será no ano seguinte, na forma de restituição ou abatimento do valor do IR a pagar.

As pessoas físicas que doarem a partir de R$ 15 receberão brindes do Teatro Popular de Ilhéus. Há um kit de presentes diferenciados para cada valor, que podem incluir cartão postal, livros, Cartão TPI, DVDs e entradas gratuitas. No caso de pessoas jurídicas, a empresa patrocinadora do projeto terá sua logomarca divulgada em material grá?co, releases, mídias digitais, CDs e DVDs. Para mais informações, os interessados podem ir à Tenda Teatro Popular de Ilhéus, na Avenida Soares Lopes, ou ligar para (73) 4102-0580, em horário comercial.

Itabuna: Prefeitura vai divulgar movimentação do FUNDEB

A partir desta quinta-feira, 27, qualquer cidadão terá acesso imediato à movimentação das contas utilizadas pela Prefeitura de Itabuna para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e financiamento e custeio da Educação. Dando sequência às ações do Portal da Transparência Municipal, a Secretaria da Fazenda vai publicar os extratos diariamente no site oficial.
O secretário Marcos Cerqueira explica que intenção é criar um fluxo de informações aos cidadãos sobre as contas bancárias com dados diários sobre os recursos federais que ingressam no caixa da administração municipal e como são usados no pagamento das despesas da Educação. Dessa forma se atende à Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009, que coloca à disposição do cidadão informações sobre a administração incluindo a receita a despesa. 
Marcos Cerqueira informa que a principal fonte de financiamento da educação brasileira é o Fundeb que destina no mínimo 60% do seu valor para o pagamento de salário de professores enquanto o restante pode ser gasto em despesas relativas à educação.  “Estaremos divulgando tudo que o município recebe do Fundeb e de outras receitas. A intenção é que, com essa transparência, a população tenha acesso às receitas e despesas com o custeio e investimento na Educação. É importante que os servidores da Educação também tenham a possibilidade de acompanhar a movimentação financeira da área”, resume.
O secretário conclui que com esse acompanhamento diário os cidadãos e os servidores da Educação perceberão detalhadamente a movimentação das contas correntes para pagamentos da pasta. “Todos os pagamentos da Educação saem dessa conta. Assim com a transparência todos terão contato diário com os demonstrativos bancários e poderão acompanhar a receita que a Prefeitura destinada para a Educação”, completa Marcos Cerqueira.
___________________
Prefeitura de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Texto: Alline Meira

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 41 42 43 Next
O Autor


Israel Nunes é Professor Universitário, Procurador Federal, Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Nacional de La Plata (Argentina) e autor do livro "Servidores Públicos: aspectos doutrinários, legislativos e jurisprudenciais" (Editora Nelpa, 2009).
dezembro 2016
D S T Q Q S S
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
WebTV Israel Nunes
Parceiros


fala pedagogo