Ilhéus comemora o Dia Mundial do Teatro

Além de divulgar os inúmeros projetos da área, a celebração, neste 27 de Março, também nasceu com a proposta de aproximar a arte teatral do povo. Em Ilhéus, as atividades vão acontecer até o próximo sábado, dia 29

 

A Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus (Secult) divulgou uma programação para comemorar o Dia Mundial do Teatro, celebrado em todo o planeta neste dia 27 de Março. Inserida no calendário internacional em 1962 pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a data marca a realização de eventos em diversas partes do mundo, como espetáculos gratuitos e homenagens a obras e artistas teatrais.

Em Ilhéus, as atividades serão promovidas pela Secult, em parceria com o Teatro Popular do Município e o Oco Teatro Laboratório de Salvador. “Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão. Em função dessa realidade, além de homenageá-lo como uma arte milenar, o dia 27 de Março também tem a proposta de divulgar a cultura dos diferentes povos da Terra”, opina o secretário municipal de Cultura de Ilhéus, Paulo Atto.

De acordo com a programação elaborada, a Sala Fernando Leite Mendes, na Secretaria de Cultura, situada na Rua Jorge Amado, Centro de Ilhéus, sediará, a partir das 18 horas desta quinta-feira (27), com entrada franca, um grande debate sobre o Teatro de Grupo e Dramaturgia. O evento terá como convidado especial o diretor artístico do Oco Teatro Laboratório, Luis Alberto Alonso Aude, e como mediadores, o secretário de Cultura, Paulo Atto, e o diretor do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo Lisboa.

Na sexta-feira, dia 28, a programação contempla o espetáculo “Teodorico Majestade”, produzido pelo Teatro Popular de Ilhéus (TPI). Escrito em cordel e com estética inspirada na xilogravura e no cancioneiro nordestino, a peça mostra o lado ridículo da política corrupta e incentiva o povo a cobrar dos representantes eleitos uma atuação íntegra. Escrito e dirigido por Romualdo Lisboa, o espetáculo será encenado na tenda do TPI, na Avenida Soares Lopes, a partir das 20 horas, com preço promocional de 2 reais.

Diálogo – Concluindo a programação definida para comemorar o Dia Mundial do Teatro em Ilhéus, no sábado, dia 29, a partir das 20 horas, o público regional poderá conferir a Aula-Espetáculo “Trançados de Memória de uma Atriz-Brincante”. Com atuação e concepção de Flávia Gaudêncio, o trabalho também será apresentado na tenda do TPI com preços promocionais de 2 reais. O espetáculo revela os caminhos percorridos pela atriz e pesquisadora Flávia Gaudêncio no que diz respeito ao diálogo travado entre o teatro e a cultura popular, com ênfase para o  “Cavalo Marinho”, manifestação da Zona da Mata Norte de Pernambuco. O trabalho conta, ainda, com direção e iluminação    de Érico José e figurino e adereços de Tarcísio Almeida.

Além de estimular o fortalecimento da arte em todas as suas vertentes, o prefeito Jabes Ribeiro promoveu durante o seu primeiro mandato (83-88) a reconstrução do Teatro Municipal de Ilhéus, até hoje um dos mais tradicionais do interior do Nordeste. O espaço, que futuramente será beneficiado com uma nova reforma, foi reinaugurado em 1986 com a apresentação do Grupo de Balé Corpo, de Belo Horizonte. Por lá, passaram espetáculos variados de dança, música e humor, além de inúmeros projetos de origem cultural e artística. No palco do TMI, já atuaram artistas consagrados, como Vera Fischer, Perry Sales, Raul Cortez, Patrícia Pillar, Edson Celulari, Mauro Mendonça, Roberto Pirillo, Chico Anysio, Juca Chaves e Benvindo Sequeira, entre tantos outros.

 

Secretaria de Comunicação Social – Secom

Print This Post Print This Post | Email This Post Email This Post | 578 views

Dê seu voto:

Comente esta matéria

Spam Protection by WP-SpamFree

O Autor


Israel Nunes é Professor Universitário, Procurador Federal, Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Nacional de La Plata (Argentina) e autor do livro "Servidores Públicos: aspectos doutrinários, legislativos e jurisprudenciais" (Editora Nelpa, 2009).
março 2014
D S T Q Q S S
« nov   jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
WebTV Israel Nunes
Parceiros


fala pedagogo