Disciplina dentro e fora da sala de aula traz melhores resultados na hora da aprendizagem

A relação entre professor e aluno deve se basear em respeito mútuo para alcançar a disciplina adequada

 

Dentro da sala de aula, os laços entre professor e aluno deve se basear numa delimitação respeitosa entre ambas as partes. No entanto, a disciplina é um dos fatores primordiais para que essa relação ocorra dentro de limites estabelecidos, com o objetivo de manter o foco do aluno durante o processo de aprendizagem, seja dentro da escola ou em casa, para que se possua êxito na hora de obter conhecimento.

 

É necessário, então, compreender que disciplina não é o mesmo que rigidez forçada, já que dessa forma existe a possibilidade de não haver o sucesso no final. De acordo com Eliana Moscardini, gestora do Colégio Decisão Anglo, em Itabuna, a disciplina é quando o aluno tem que obedecer as regras determinadas pela escola. “Isso às vezes é muito difícil, pois alguns alunos não têm limites impostos dentro de casa. Por isso, nós temos que trabalhar com a psicóloga em casos específicos de alunos que possuem dificuldades de obedecer às regras. Nesses casos, são feitos trabalhos com o aluno e com a família”, destaca a gestora.

 

É importante ensinar ao aluno que tudo que for apresentado em sala de aula deve ser revisado em casa, para haver uma fixação maior do conteúdo, sempre destacando dúvidas para que possam ser esclarecidas depois na sala. Eliana ainda revela que o método de ensino no Anglo é “aula dada, aula estudada hoje”, pois o conhecimento adquirido será mais compreendido pela criança. “Quando a criança apresenta uma dificuldade maior, fazemos um trabalho com os pais envolvendo a nossa equipe de pedagogos, professores e psicólogos, para que o aluno adquira um ritmo de estudo adequado e que ele tenha um bom desempenho nas atividades diárias e nas avaliações”, conta.

 

Disciplina refletida em bom desempenho escolar

 

Quando um aluno possui uma boa disciplina, dentro e fora da escola, sabendo organizar seu tempo para estudar e responder as tarefas, acontece naturalmente uma melhoria do desempenho escolar. Por ser tão positiva, a disciplina não se restringe tão somente aos estudos, estando presente por toda a caminhada do indivíduo.

 

Um bom exemplo da importância da disciplina é o último resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “O ranking das 10 escolas melhores colocadas no ENEM indicam que a disciplina é uma característica em comum. Portanto, as instituições de ensino que investem e mantém um bom programa de disciplina dos estudos possuem maiores chances de conseguir boas colocações dos alunos na hora da prova”destaca Eliana. E finaliza: “o aluno para se sair bem no ENEM tem que estudar todos os dias. E isso passa pela disciplina e condicionamento pelos estudos e pelo bom comportamento dentro e fora de sala de aula”.

 

Quaisquer dúvidas estamos à disposição.

 

Atenciosamente,

MSV Soluções em Comunicação Ltda.

Av Juca Leão, 65, centro, Itabuna – BA

(73) 3041-3062

www.marketingsocialviral.com.br

@msvcomunica

Print This Post Print This Post | Email This Post Email This Post | 9.869 views

Dê seu voto:

Comente esta matéria

Spam Protection by WP-SpamFree

O Autor


Israel Nunes é Professor Universitário, Procurador Federal, Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Nacional de La Plata (Argentina) e autor do livro "Servidores Públicos: aspectos doutrinários, legislativos e jurisprudenciais" (Editora Nelpa, 2009).
março 2014
D S T Q Q S S
« nov   jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
WebTV Israel Nunes
Parceiros


fala pedagogo