O Materialista escatológico

Temo estar ficando um materialista escatológico. Um materialista que acha que o fim, não do mundo, mas da humanidade, está próximo.

Este pensamento pode decorrer do fato de ainda ser jovem e de estar perdendo a noção de historicidade do ser humano. Pode decorrer, e é bem provável que assim seja, de um erro de avaliação grave.

Mas vejamos. A Rússia é pressionada pelos EUA e Europa a deixar de intervir na Ucrânia. Em resposta, diz que pode aumentar o preço da energia na Europa, já que quase todo o gás natural consumido pela UE é de origem russa. Enquanto isso, Eduard Snowden permanece asilado na Rússia.

As duas Coréias vivem um eterno armistício, cuja paz nunca foi declarada.

Israel lança uma ofensiva terrestre sobre a faixa de Gaza com mais de mil mortos, a maioria civis, com crianças entre eles. Veja se isso não pode levar à Terceira Intifada?

A política europeia caminha a passos largos para o fortalecimento cada vez maior de lideranças de extrema direita, que pregam, entre outras coisas, a xenofobia.

A economia mundial está em franca desaceleração, o que significará estagnação e recessão, com todas as consequências sociais, políticas, econômicas e culturais que as crises econômicas geram.

Na África, uma epidemia de ebola, vírus com alta taxa de mortalidade e sem cura, avança desenfreadamente. Ainda não há certeza sobre a capacidade do vírus alastrar-se ou não pelo resto do mundo.

A América Latina continua com suas veias abertas, havendo lampejos de soluções pontuais de problemas pontuais, mas baixo crescimento econômico e alta concentração de renda. O mercado mundial acaba de considerar a Argentina em franco calote.

A queima de combustíveis fósseis, a devastação florestal, a poluição das águas doces e dos mares tem posto em risco o meio ambiente ecologicamente equilibrado, aumentando o nível dos oceanos, ocasionando o efeito estufa e provavelmente contribuindo para agravar desastres naturais, com inundações em áreas com bons índices pluviométricos e ampliando a desertificação.

Isso para não mencionar o uso desenfreado de agrotóxicos e pesticidas (eis que o mundo se dá conta de que as abelhas estão desaparecendo!), a mineração e contaminação dos solos e dos lençois freáticos…

É ou não para se tornar um materialista escatológico?

Se alguém acrescentar que isso é um sinal de que o dia do juízo final está próximo,  adiciono à lista desses indícios o fanatismo religioso, porque tudo isso, como disse no início, é somente um equívoco de avaliação e a perda da noção da historicidade do ser humano…

Print This Post Print This Post | Email This Post Email This Post | 1.085 views

Dê seu voto:

Comente esta matéria

Spam Protection by WP-SpamFree

O Autor


Israel Nunes é Professor Universitário, Procurador Federal, Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Nacional de La Plata (Argentina) e autor do livro "Servidores Públicos: aspectos doutrinários, legislativos e jurisprudenciais" (Editora Nelpa, 2009).
julho 2014
D S T Q Q S S
« mar   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
WebTV Israel Nunes
Parceiros


fala pedagogo