MENSAGEM DO PRIMO

Hoje trago para publicar a mensagem de João Paulo, primo de Israel, publicada no facebook, um ano após o passamento deste.

 

João Paulo Nunes Brandão 

 

Escrevi esse texto há quase um ano no auge da minha dor e até este momento apenas uma pessoa sabia de sua existência. Acredito que hoje, após um ano da sua partida, seja a hora de dividi-lo.

“Sempre achei que as redes sociais não eram o espaço adequado para esse tipo de mensagem. Inclusive achava meio macabro e até falta de sensatez marcar ou publicar algo sobre alguém já falecida. Porém mudei completamente de opinião após ler TODAS publicações e comentários feitas na página de Israel aqui no Facebook e me sentir confortado com tais mensagens.

Para quem não sabe, tive o prazer de dividir a minha casa com Israel durante todo esse ano de 2014 enquanto ele passava pela fase mais crítica de sua doença.
Israel é simplesmente a pessoa mais inteligente que conheci. Um ser inigualável e totalmente incorruptível. O melhor marido/irmão/filho/primo que alguém poderia ter.
Pela sua própria personalidade e até mesmo pela limitação de sua morbidade, Israel passava a maior parte do tempo em casa, assistindo televisão, publicando algo nas redes sociais ou lendo algo. Logo no início do ano, nossas conversas se resumiam às suas peripécias enquanto morava em Ilhéus. Seu olhos brilhavam a cada história que ele me contava sobre seus truques de mágica, suas aulas na faculdade e seus diversos hobbies – era o homem de milhares deles, todos praticados com o maior empenho. Se orgulhava a cada visualização recebida dos seus vídeos postados no Youtube. Todas as noites ao chegar no prédio, enquanto o portão da garagem se abria, era possível ver qual luz da casa estava acessa e então supor o que Israel estava fazendo em sua noite. Se a luz do seu quarto estivesse acessa eu já sabia que naqueles dias ele queria um tempo só para ele, apenas alguns momentos de reflexão ou algumas horas a mais de descanso.
Porém, se a luz da sala estivesse acessa, eu sabia que encontraria ele mais animado provavelmente assistindo algum documentário ou filme de teor histórico ou ambientalista. Era a nossa deixa para iniciar conversas profundas sobre os temas vistos por ele durante o dia. Particularmente o meu tema favorito era História, já que era não só por ser um assunto que eu gosto como também uns do que eu mais poderia contribuir ao nosso bate-papo. É claro que essa minha colaboração ia até aonde a minha memória e conhecimento adquirido no ensino médio permitia. A partir daí eu assistia uma aula comandada por Israel sobre História e qualquer outro assunto que poderia surgir. Não importava o assunto, ele sempre sabia um pouco sobre tudo e tecia comentários no mínimo brilhantes sobre CADA um deles.

Fui a sua cobaia para algumas mágicas que ele pretendia compartilhar em vídeos futuros, fui o primeiro a conhecer seu novo hobbie de robótica- inacabado no fundo do meu guarda-roupa- e até o primeiro a conhecer sua nova arma de ar comprimido enquanto praticávamos tiro-ao-alvo em uma de suas caixas de remédio. Jogamos inúmeras partidas de xadrez, PERDI TODAS. E a cada derrota eu corria para o quarto para estudar jogadas com o objetivo de surpreende-lo em uma próxima chance. Infelizmente eu não tive essa oportunidade.

Até hoje torço para ouvir o canal Discovery Channel enquanto estou no corredor colocando a chave na fechadura, Até hoje ainda olho para a porta do seu quarto esperando que ele saia com aquele jeito desengonçado contando alguma história engraçada que leu no zap-zap.

Aprendi a homenageá-lo a cada dia, e desde a sua ida tomei como objetivo me tornar um profissional tão bom quanto ele era, uma pessoa tão boa quanto ele era. Poderia viver mais 100 anos e não conseguiria, mas vou tentar enquanto a sua memória estiver viva para mim.

Saudades!!

Print This Post Print This Post | Email This Post Email This Post | 1.830 views

Dê seu voto:

3 Respostas para “MENSAGEM DO PRIMO”

  • Luís Maurício disse:

    Texto lindo, primo!

  • Lucas disse:

    Saudades desse primo maravilhoso !!!

  • Lucenia disse:

    A saudade enobrece a alma de quem ama de verdade aquele que deixou um pouco de si e levou um pouco de nós.
    Não tive oportunidade de conhece-lo,mais por curiosidade acompanhava o seu blog, fiquei muito triste com sua partida ,por ser novo,capaz,herói na sua luta contra a sua dor e provavelmente tinha muitas outras características que desconhecíamos como seguidores anônimos.
    Através de lindas palavras a clareza de exemplo,amor,perseverança,busca por um ideal que ele plantou em cada passo que trilhou em cada vida que adentrou nos da a leveza que o escolhido por Deus para fazer parte do seu jardim deixou para nos e em nós a alegria de um novo amanhecer. A gratidão do amor,li uma matéria onde o Sr. seu Pai reativa este blog ,parabéns em deixar um lindo trabalho continuar a memoria deste exemplo de ser humano deverá ser honrada e divulgada para que as pessoa não esqueçam que o bem a luta a honestidade e acima de tudo a capacidade de conquistar todos os diplomas e ter a simplicidade de uma criança sem perder a essência dos desafios que Deus lhe ofereceu para resgatar a sua estoria.Fica a saudade que se transforma em lembrança.Paz e Bem o mundo precisa deste sopro Amor!

Comente esta matéria

Spam Protection by WP-SpamFree

O Autor


Israel Nunes é Professor Universitário, Procurador Federal, Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Nacional de La Plata (Argentina) e autor do livro "Servidores Públicos: aspectos doutrinários, legislativos e jurisprudenciais" (Editora Nelpa, 2009).
outubro 2015
D S T Q Q S S
« jul   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
WebTV Israel Nunes
Parceiros


fala pedagogo